🏆🤖Clique aqui e participe da pesquisa Panorama da Inteligência Artificial Generativa no Brasil!
Tendência Digitais na Indústria Brasileira em 2023

Tendência Digitais na Indústria Brasileira em 2023

Introdução Se você acompanha o blog da Zappts, viu que nas últimas semanas publicamos sobre as principais tendências tecnológicas para sua empresa em 2023, onde abordamos o tema desde uma perspectiva mais ampla e “cross-mercado”, ou seja, apresentando o que, do ponto de vista tecnológico, impactará os mercados no Brasil e no mundo em 2023. […]

dez 29 , 2022

Início Blog Página Atual
Gestão

Introdução

Se você acompanha o blog da Zappts, viu que nas últimas semanas publicamos sobre as principais tendências tecnológicas para sua empresa em 2023, onde abordamos o tema desde uma perspectiva mais ampla e “cross-mercado”, ou seja, apresentando o que, do ponto de vista tecnológico, impactará os mercados no Brasil e no mundo em 2023.

Na presente publicação entraremos em maior detalhe nas tendências desde a perspectiva do mercado industrial, responsável por parte significativa do PIB do país. Que o investimento em tecnologia só tende a subir neste mercado, já sabíamos, porém, quais serão os desafios dos gestores de tecnologia do setor industrial? Quais são os pontos de atenção que os profissionais de tecnologia deste segmento precisam estar atentos em 2023?

Panorama Geral

Segundo o Dicionário Oxford, a tendência é: “Aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma”.  Tudo que é projetado como tendência tem como principais objetivos trazer inovação, otimizar algo específico que já existe, gerar escalabilidade e pioneirismo. Por anos os mercados brasileiros copiaram estratégias de países do hemisfério norte, mas nos últimos anos, e cada dia mais, o Brasil vem se tornando um grande protagonista quando o assunto é tecnologia, ditando o ritmo dos mercados e gerando inovação por onde passa.

Pensando nisso, iniciamos este capítulo recordando quais são as top 10 tendências tech para 2023, segundo relatório da Gartner:

1. Sistema imunológico digital (foco em Quality Assurance)

2. Observabilidade aplicada (foco em dados e IA)

3. Gestão de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)

4. Plataformas de nuvem adequado ao setor (foco em infraestrutura)

‍5. Engenharia de plataforma (foco na experiência do desenvolvedor)

6. Geração de valor sem fio (foco em APIs, integração e conectividade)

7. Superapps (foco em compossibilidade e UX Design)

8. IA Adaptativa (foco em dados e automação)

9. Metaverso (foco em soluções Web3)

10. Tecnologia Sustentável (foco na continuidade)

Mais detalhes sobre estas tendências podem ser encontradas clicando aqui. Ainda segundo a Gartner, existem 3 principais desafios tecnológicos para geração de resultados de negócios em 2023, independente do mercado que a sua empresa está inserida:

1) Otimizar os sistemas de TI para ter maior confiabilidade, melhorando a tomada de decisões de líderes de tecnologia, orientada por dados seguros e mantendo a integridade do valor dos sistemas em produção. 

2) Acelerar as ofertas nas verticais atendidas, aumentando o ritmo de entrega de produtos digitais com qualidade e permitindo a conectividade em todos os lugares, mesmo aqueles com baixa cobertura de internet.  

3) Permitir a evolução e a mudança dos modelos de negócios, reinventando os papéis e o envolvimento com colaboradores, prospects e clientes, acelerando a experimentação de estratégias inovadores para explorar novos mercados virtuais. 

Agora que já vimos quais são os 3 principais desafios que os gestores de tecnologia precisam enfrentar em 2023, assim como as top 10 tendências tecnológicas para o ano, vamos analisar as tendências para o segmento industrial.

Tendências tech no setor industrial brasileiro em 2023

A indústria vive hoje o momento da indústria 4.0, onde a chegada do 5G, com diminuição de latência, permite e facilita a comunicação máquina-máquina em diversos cenários que antes não eram otimizados. Isso porque promete-se que o 5G diminua a latência de comunicação entre máquinas de 10 milissegundos para 1 milissegundo, segundo a Agência Brasil.

Na indústria brasileira as tendências apontam que 2023 será o ano do reforço da Imunidade Digital, um conjunto de ações e investimentos em novas práticas e abordagens que suas equipes devem adotar para fornecer um alto valor comercial, além de mitigar riscos e aumentar a satisfação do cliente. Um sistema imunológico digital fornece esse roteiro. A imunidade digital combina insights baseados em dados sobre operações, testes automatizados, resolução automatizada de incidentes, engenharia de software nas operações de TI e a segurança na cadeia de suprimentos por meio de aplicativos que aumentam a resiliência e a estabilidade dos sistemas.

Outro ponto de tendência que já apareceu em 2022 e se mostra em uma curva crescente em 2023 é a CiberSegurança, a evolução do combate aos Ransomwares, Malwares, Fraudes de Identidade Sintética e Deep Fakes. Esta tendência cria uma urgência cada vez maior para que as grandes indústrias direcionem esforços e investimentos em ações que mitiguem ou extingam os danos que podem ser trazidos por esses ataques.

Estar em compliance com as boas práticas para segurança da informação também será um importante reforço, já que estudos e relatórios apontam que na maioria dos casos (mais de 80% segundo a Gartner), os ataques só são possíveis devido a quebra de alguma política por parte de colaboradores, ou seja, a interação humana é o que permite que a maioria dos ataques aconteça hoje, apresentando assim a importância da educação corporativa sobre segurança cibernética. Investimento em treinamentos e certificações que tratem de políticas e procedimentos para Segurança Cibernética com certeza farão parte do planejamento da indústria brasileira em 2023.

Previsibilidade e inteligência no Supply Chain é outro ponto de destaque quando estudamos sobre as tendências tech na indústria. A segurança das informações da cadeia produtiva focada na redução de custos logísticos está entre as principais tendências. Em relação à cadeia de suprimentos, previsibilidade pode ser sinônimo de confiança. É a confiança de que uma remessa será entregue quando for dito que será entregue, com base no desempenho anterior. O gerenciamento inteligente da cadeia de suprimentos exige a implementação e o aproveitamento de tecnologias modernas para otimizar várias facetas da cadeia de suprimentos. Com uma cadeia de suprimentos inteligente, as empresas utilizam tecnologias modernas para coletar dados e desenvolver insights para otimizar sua cadeia de suprimentos.

A Intralogística é a nossa próxima tendência. Segundo publicação da Gartner, 75% das maiores empresas do mundo farão, até 2026, o uso de robôs de inteligência intralogística – algo que, até então, era mais utilizado no campo logístico, mas que passará a fazer cada vez mais parte do chão de fábrica nas indústrias do mundo. Este é um conceito que abrange todos os processos e movimentos de mercadoria que ocorrem dentro de uma empresa, desde que os produtos saem das linhas de produção até que são distribuídos para serem entregues aos clientes. Na prática ela surge do avanço tecnológico na Automação, com sistemas de armazenagem complemente automáticos, e equipamentos de movimentação que aproveitam ao máximo o espaço e volume de construções e transportes, além de proporcionar uma maior produtividade e elevada disponibilidade.

Relacionado à tendência acima, está a evolução da robótica, proporcionando eficiência a todos os processos da cadeia de suprimentos, desde o transporte da mercadoria até a preparação de pedidos. Não podemos esquecer da importância da aplicação da Inteligência de Dados na indústria, onde o big data será cada vez mais utilizado como ferramenta para conhecer e analisar o desempenho de armazéns, por exemplo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim será possível prever cenários e comportamentos e, consequentemente, aplicar melhorias.

Falando sobre a tendência da Indústria 4.0, onde temos a arquitetura orientada a serviço, vemos a importância do SOA, Service-oriented architecture. SOA é um método de desenvolvimento de software que usa componentes de software chamados serviços para criar aplicativos de negócios. Cada serviço fornece um recurso comercial e os serviços também podem se comunicar entre si em plataformas e idiomas.

Basicamente serve para definir uma maneira de tornar os componentes de software reutilizáveis por meio de interfaces de serviço. Interfaces essas que utilizam padrões de comunicação comuns de modo que eles possam rapidamente ser incorporados a novos aplicativos sem a necessidade de realizar uma integração. Estes sistemas podem ser desenvolvidos a partir do zero, ou até mesmo criados ao expor funções de sistemas legados com interfaces de serviço. 

Hoje, as empresas estão buscando trazer uma tríade de serviços, sendo Software as a Service (SaaS) integrado ao Infrastructure as a Service (IaaS) e a Platform as a Service (PaaS), uma vez que as companhias estão se conscientizando que é inviável investir em um provedor interno. Não à toa, a Gartner prevê que, até 2027, mais de 50% das empresas do mundo vão utilizar estas tecnologias para acelerar os negócios.

O maior desafio das indústrias brasileiras em 2023

Um grande desafio para as indústrias brasileiras é encontrar um parceiro de tecnologia com know-how e experiência comprovada no mercado para que possa apoiar na evolução digital da indústria, transformação digital, entre outros desafios da década. Independente do caso de uso, as indústrias precisam garantir a melhor experiência digital para seus stakeholders, com qualidade assegurada e confiança. Conheça abaixo como a Zappts pode apoiar sua indústria em 2023:

Desenvolvimento de Integrações

Ajudamos nossos clientes a projetar e aplicar estratégias para integração de sistemas legados usando conceitos de API & Middleware com segurança e governança otimizada, garantindo conexão de sistemas que envolvem fornecedores, parceiros e clientes.

Automation & Improvement

Somos parceiros no desenvolvimento e melhoria de processos baseado em mapeamento de oportunidades e automação de tarefas e atividades através de código com foco em redução de uso de mão de obra, redução de tempos de processo e aumento de confiabilidade.

Desenvolvimento e otimização de Canais Digitais

Ajudamos empresas a desenvolver, otimizar e integrar seus canais digitais, estreitando o relacionamento com todos os stakeholders da cadeia produtiva através de experiências digitais memoráveis potencializadas por aplicações omnichannel.

Industry Data & BI

Arquitetura de Data Lake, Processamento Paralelo de Dados (Hadoop), Desenvolvimento de pipelines, Business Intelligence e Analytics, Modelagem de Indicadores e gestão de dashboards, Storytelling de dados (data driven decisions)

Desenvolvimento de Soluções Proprietárias

Ajudamos empresas no desenvolvimento de códigos proprietários em soluções tecnológicas “CORE” para o negócio (Sistemas e aplicativos). Temos cases na área de manufatura, logística, pricing, billing e canais de comunicação com o cliente final.

Para saber mais sobre estas soluções e garantir um free assessment de 1 hora com nossos consultores, entre em contato clicando aqui.

Sobre a Zappts

Desde 2014 no mercado, a Zappts realiza a aceleração digital de grandes marcas como a Porto, Getnet, BTG Pactual, Cateno, Ambev, Multilaser, Ultragaz, C&A e Burguer King, entre outras. Com foco no desenvolvimento de software, especialmente em Front-end, UX Design, Quality Assurance e Gestão de Ambientes Cloud atua no planejamento, gestão e operação de serviços de desenvolvimento de soluções digitais corporativas, gestão de ambientes e transferência de conhecimento por meio da tecnologia da informação. Referência na criação de experiências digitais para os usuários, além de desenvolver soluções inovadoras e rápidas, a empresa atua em modelo 100% remoto, com equipes distribuídas em mais de 18 estados do Brasil.