🏆🤖Clique aqui e participe da pesquisa Panorama da Inteligência Artificial Generativa no Brasil!
O Programador pode ser o Scrum Master?

O Programador pode ser o Scrum Master?

Por Luciano Osorio – Scrum Master da Zappts Tradução Livre e Adaptada do texto Original publicado no Business 2 Community, escrito pela Stephanie Ockerman. As pessoas que se perguntam se um desenvolvedor pode ser Scrum Master geralmente já estão desempenhando duas funções. Ou estão prevendo que é isso que vai acontecer com elas. A resposta […]

fev 04 , 2020

Início Blog Página Atual
Gestão

Por Luciano Osorio – Scrum Master da Zappts

Tradução Livre e Adaptada do texto Original publicado no Business 2 Community, escrito pela Stephanie Ockerman.

As pessoas que se perguntam se um desenvolvedor pode ser Scrum Master geralmente já estão desempenhando duas funções. Ou estão prevendo que é isso que vai acontecer com elas.

A resposta curta é: o Scrum não tem regras contra o desempenho de dois ou mais papéis ao mesmo tempo. Cabe a cada um escolher o que é melhor dentro do contexto de sua organização e sua equipe.

A resposta mais longa envolve refletir se: você deve e você pode desempenhar esses dois papéis?

Contextualizando sua situação

Muitas vezes, essa situação surge do desejo de selecionar alguém de uma equipe de desenvolvimento já existente para ser o Scrum Master. As organizações geralmente não gostam de “adicionar funcionários”, a menos que tenham razões muito boas.

Não há nada inerentemente errado com essa abordagem. No entanto, é importante procurar alguém que possua as habilidades, características, conhecimentos e experiência desejados em um bom Scrum Master.

Para responder se você deve e se você pode, vamos explorar os 4 desafios mais comuns de quem é Scrum Master e Desenvolvedor simultaneamente.

Desafio 1: As responsabilidades do Scrum Master

Primeiro, vamos esclarecer as responsabilidades.

A equipe de desenvolvimento é responsável por criar pelo menos um Incremento de Produto funcional até o final de cada Sprint.

O Scrum Master é responsável por garantir que todos entendam e sigam o Scrum. Para isso, ele ajuda-os a cumprir com mais eficiência suas funções.

“Um Scrum Master atende o Product Owner, a Equipe de Desenvolvimento e a organização. Essa é uma gama ampla de responsabilidades. Se um Scrum Master é percebido pela equipe ou pela organização como apenas um “facilitador de eventos” ou “aplicador do Scrum”, o impacto da função e os benefícios da Agilidade nos negócios são diminuídos.”

Ensinar é mais do que uma simples lição. A facilitação é mais do que definir o tema e conduzir uma reunião. Saber qual abordagem adotar e quando servir melhor uma equipe é muito desafiador, mesmo para Scrum Masters experientes.

As equipes e organizações precisam reconhecer que, se essa pessoa não tiver experiência e habilidades como Scrum Master, ela precisará de suporte. Um treinamento, por exemplo. Isso exigirá tempo e comprometimento. E ainda, reduzirá o tempo gasto com desenvolvimento do produto, o que nos leva ao segundo desafio.

Desafio 2: Focar mais em fazer o trabalho

Muitas vezes, existe uma pressão na organização para “entregar mais”. Além disso, a vocação da pessoa pode ser mais alinhada com o desenvolvimento do produto do que com a liderança da equipe.

Quando qualquer uma dessas opções for verdadeira, será muito desafiador para essa pessoa ter comprometimento suficiente e dedicar mais tempo para se aprimorar como Scrum Master.

Mesmo que a pessoa escolhida tenha uma forte paixão pelo papel de Scrum Master, todos os demais precisarão respeitar isso e dar a essa pessoa o tempo e o apoio necessários.

Isso significa que a equipe de desenvolvimento provavelmente precisará adaptar sua forma de trabalho para enfrentar o próximo desafio.

Desafio 3: Planejamento de capacidade e habilidades escassas

É difícil saber exatamente quanto tempo é necessário para exercer a função dupla de líder-liderado. Também é difícil saber exatamente quanto tempo é necessário para criar um produto complexo que atenda à meta da Sprint e a uma alta qualidade e integridade.

Tanto a equipe de desenvolvimento quanto o Scrum Master estão fazendo um trabalho complexo!

Quando um membro da equipe de desenvolvimento também é o Scrum Master, o resto da equipe de desenvolvimento precisará ser mais flexível e menos dependente desse indivíduo para construir o produto. Isso geralmente requer uma redistribuição dos conhecimentos, habilidades e atividades de desenvolvimento, o que demanda tempo.

Por isso é importante discutir abertamente sobre as necessidades de cada membro e da equipe nas Sprint Retrospectives. O mesmo vale para as conversas do cotidiano.

Desafio 4: Confusão com autoridade, propriedade e auto-organização

Um Scrum Master que também é desenvolvedor precisa respeitar a responsabilidade e a autonomia compartilhadas pelos integrantes da equipe de desenvolvimento.

O Scrum Master é frequentemente visto como o “especialista” e como uma posição de autoridade. Mas é preciso lembrar que a autoridade e o conhecimento de um Scrum Master são especificamente sobre o uso efetivo do Scrum como ferramenta. Não é sobre a melhor forma de criar um incremento funcional ou sobre quanto trabalho deve ser realizado em um Sprint.

Neste cenário, um Scrum Master deve prestar atenção nas dinâmicas de equipe mais complexas.

Como membro da equipe de desenvolvimento, essa pessoa é líder e liderado ao mesmo tempo. Portanto, pode opinar sobre como o trabalho é feito ao mesmo tempo que é responsável pela qualidade e integridade desse trabalho. E, como Scrum Master, a pessoa deseja que toda a Equipe de Desenvolvimento se sinta responsável por criar o Incremento.

Além disso, os desenvolvedores devem entender que têm poderes para decidir qual a melhor forma de realizar o trabalho. Permitir e aumentar a auto-organização se torna ainda mais desafiador.

Conclusão

Então, afinal, você deve e você pode? Primeiro, tenha uma discussão aberta sobre esses desafios listados. Depois faça uma pergunta a si mesmo. Por que você deseja que um membro da Equipe de Desenvolvimento também seja o Scrum Master?

Existem algumas motivações, uma delas pode ser a economia de recursos, ou pode ser que uma das funções não seja vista com a mesma importância. Ambas motivações indicam problemas a serem resolvidos.

Se você descobriu outras razões que parecem válidas, talvez a combinação de papéis faça sentido no seu contexto e valha a pena tentar. Certifique-se de discutir com frequência como isso está funcionando para garantir que o desempenho no projeto não seja prejudicado.

E aí, o que achou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o com sua rede!