Cultura

Conheça as etapas do processo seletivo para se tornar um Zappter!

Aqui na Zappts estamos avançando em nossa missão de sermos parceiros dos clientes na criação das melhores experiências digitais para os usuários, e para garantir esse compromisso mais do que triplicamos (wow!) nosso quadro de colaboradores no último ano e continuamos crescendo…

Você deve estar se perguntando: com todas essas oportunidades, como faço pra ser um Zappter? Vem que eu te conto! ;)

Neste artigo você conhecerá as etapas do processo seletivo (100% remoto)  da Zappts, e terá dicas muito especiais para que você consiga se tornar um Zappter! Vamos lá?

1- Alinhamento de Perfil

Antes de divulgarmos as vagas, temos um trabalho interno muito importante para o sucesso dos nossos processos seletivos, essa etapa chamamos de “Alinhamento de perfil”.

É aqui que unimos a expertise técnica do nosso Stack Innovation Office com o conhecimento de Operações sobre o projeto para entendermos qual perfil profissional melhor se encaixa nesta posição, quais são os principais requisitos técnicos e comportamentais e os desafios e atribuições que a pessoa vai enfrentar no dia a dia, além de combinarmos prazos, fluxo do processo seletivo e participantes.

Também falamos sobre o que podemos abrir mão ou não durante o processo, os pontos que podemos desenvolver internamente e aquilo que é indispensável para a vaga.

Feito isso, vamos de (muiiiita) divulgação da vaga!

2- Aplicação nas vagas

Todas as vagas ativas aqui da Zappts estão divulgadas em nossa Página de Carreiras na Gupy, no nosso Linkedin e em outras redes. Seguir o @zappts no Instagram e nossa página no Linkedin é uma boa dica para você ficar sempre antenado(a) nas novas vagas abertas.

Além de toda a divulgação externa feita pelo time de People, também compartilhamos as vagas internamente para que os colaboradores interessados possam se aplicar - e para que todos compartilhem nas suas redes sociais e enviem indicações!

Agora falando sobre nosso processo na prática do ponto de vista de Recrutamento, temos as seguintes etapas:

3- Triagem de perfis

Este é o momento em que olhamos os perfis dos candidatos que se aplicaram na vaga. Cada vaga tem sua própria tendência de candidatura, nossa última vaga de estágio, por exemplo, teve mais de 700 candidaturas!


Outra situação possível e não incomum para quem trabalha com tecnologia é o famoso “hunting”, que é quando um recrutador busca os perfis de maneira ativa, e aborda uma pessoa no Linkedin, Telegram, Whatsapp, Skype, entre outras redes sociais, sem que ela tenha se aplicado nas posições, identificando que ela tem um perfil correspondente ao que estamos procurando e convidando-a para participar do processo seletivo.

A dica aqui é: mantenha seu perfil do Linkedin atualizado e fique de olho em sua caixa de mensagens, um Zappter já pode ter te avistado. 😉

4- Entrevistas


Agora partimos para o agendamento das entrevistas! Entramos em contato com as pessoas pré-triadas e iniciamos os agendamentos, este primeiro contato pode ser feito por telefone, chamada de vídeo ou Whatsapp.

Nesta etapa, nosso time tem como foco inicial realizar algumas perguntas pertinentes sobre o perfil do candidato, para checar a compatibilidade com a vaga e também entender se as expectativas e pré-requisitos iniciais estão alinhados de ambos os lados (famoso match) para seguirmos com o processo.

Ah, importante ressaltar que aqui na Zappts um dos nossos valores é SAWABONA, que significa “eu te vejo, eu te respeito”, e é por isso que  nossas avaliações não são baseadas em comparações entre candidatos e sim uma avaliação do potencial de cada candidato. 

E é por isso que nosso processo seletivo é vivo, isso significa que as etapas não são rígidas (nem em ordem, nem em volume), cada processo tem suas particularidades.

Porém, o processo segue alguns passos importantes para que a jornada seja segura e o crescimento aconteça com qualidade, conheça agora quais são as etapas de entrevista...

4.1 Entrevista de FIT Cultural

Essa é a hora de nos conhecermos. Nesse primeiro bate-papo, um (a) recrutador (a) vai conversar individualmente com você.

É um bate papo (real) nada de pressão, vem tranquilo (a)! Solicitamos uma apresentação pessoal, perpassando pelos principais desafios em sua trajetória profissional e também sobre quem é você fora do trabalho, o que gosta de fazer. ;)

Esse também é o momento de te apresentar melhor nosso propósito, cultura e tirar suas dúvidas. 

Além da trajetória profissional, o foco é avaliar também as motivações, desejos de carreira e objetivos futuros. 

É importante lembrar que aqui na Zappts utilizamos roteiros de entrevistas baseado em nossos valores, garantindo assim que abordaremos os principais pontos para a avaliação do perfil.

Durante nossa conversa fazemos sempre um registro escrito, assim podemos direcionar melhor os feedbacks e realizar uma avaliação justa.

Nosso time de People realiza entrevista por competências, ou seja, utilizamos perguntas situacionais para identificar se você tem fit com nossa cultura.

Aqui o foco é avaliar se a pessoa demonstra comportamentos e práticas que estão alinhados aos nossos valores, sendo eles: 

  • Cuidamos para crescer: Cuidamos com responsabilidade e segurança do crescimento e perpetuidade dos negócios. 
  • Sawabona: Termo de origem sul africana que significa "Eu te vejo, eu te respeito", inspira nossas ações e hábitos, considerando a importância de cada indivíduo em nosso dia a dia.
  • Conquistamos resultados com qualidade: Somos comprometidos com entrega de resultados em alto índice de qualidade, com uso correto de nossos recursos. 
  • Inspiramos protagonistas: Agimos como empreendedores e incentivamos o empoderamento de cada indivíduo.
  • Nossa harmonia vem de todas as vozes: Promovemos um ambiente diverso, motivador e aberto para receber opiniões.
  • Presença que representa: Atuamos em prol do impacto positivo, colaborando com a sociedade e comunidade a qual pertencemos.
  • Semeamos transformação: Através de nosso trabalho, agimos para entregar soluções e transformações importantes à sociedade e suas futuras gerações.

Pegou as dicas da etapa de Fit cultural? Então bora pra próxima etapa!

4.2 Teste técnico

Já falamos sobre como cada processo tem suas particularidades, certo? ;)

A etapa de teste técnico é uma das etapas do processo que ocorre de forma diferenciada para cada vaga, mas sempre conta com o objetivo de mensurar e avaliar o nível de experiência e conhecimento técnico específico para a posição.

Seu teste será corrigido e você receberá um feedback com relação a aprovação para a próxima etapa. Ah, todos os feedbacks e orientações sobre os próximos passos são enviados pela plataforma Gupy, ok? ;) 

Mandou bem no teste técnico? Partiu para a próxima etapa!

4.3 Entrevista Técnica

Essa etapa é bem importante para que possamos continuar conquistando resultados com qualidade, pois aqui identificamos quais as hards skills (conhecimentos técnicos) você domina e em qual nível de proficiência. 

Neste momento, o(a) entrevistador(a) técnico poderá utilizar de diferentes ferramentas para avaliar seu raciocínio, identificar potencial e pontos em desenvolvimento, tais como cases técnicos que trazem contextos situacionais, desafios relacionados a programação, análise de dados ou cenários de negócios, entre outros, sempre com foco em medir a expertise técnica naquela função. 

Ah, neste momento você também poderá esclarecer suas dúvidas sobre o processo, a vaga, como é a atuação no cotidiano.

Então, aproveite! 

E vamos de mais dicas importantíssimas:

  • Esteja em um ambiente silencioso e tranquilo durante a entrevista;
  • Você precisará ligar sua Webcam durante a entrevista, caso não possa fazer isso, informe o(a) recrutador(a) para verificar a possibilidade de reagendamento de sua entrevista. 
  • Preferencialmente, a fim de garantir a melhor experiência, você deverá se conectar através de um computador. 
  • Utilize fones de ouvido para garantir a privacidade do que está sendo informado a você como candidato e também para diminuir ruídos externos; 
  • Certifique-se de estar com uma boa qualidade de áudio e vídeo. 

4.4 Entrevista final ou com a liderança 

Ebaa, nossa última etapa (mas não menos importante, claro)!

Essa é a hora de conhecer a liderança da Zappts (ou parte dela). Novamente vale salientar que nosso processo é vivo, lembra?

Cada vaga com suas particularidades, por isso esta etapa é mais comum em vagas de cargos de liderança.

Este é o momento propício para alinhar expectativas e entender o momento e os desafios do projeto ao qual você almeja atuar e da Zappts como um todo.

Queremos garantir que você tem o jeitinho Zappter de ser, e que você reconheça e sinta que nossa cultura é um compromisso de todos.

Feito isso, discutimos com evidências e utilizamos todos os dados registrados durante o processo para a tomada de decisão final.

Deu match? Hora da proposta!

5- Proposta ou Feedback

Proposta


Chegou o grande momento do SIM, aqui você já é quase um Zappter!

Nesta etapa, comunicamos a aprovação e apresentamos sua proposta salarial, explicamos em detalhes todos os benefícios e combinamos a data de seu início na Zappts.

Neste momento tiramos as dúvidas sobre a admissão, e logo depois formalizamos tudo com uma carta proposta enviada por e-mail. Depois disso, ficamos ansiosos aguardando o seu aceite para vir fazer parte desta empresa que inspira protagonistas! 😍

Feedback

Aqui na Zappts temos um foco muito grande em #pessoas! Em todas as etapas os candidatos recebem feedbacks, positivos e negativos.

Trabalhamos vagas específicas e talvez o match não tenha rolado nesse momento ou pra essa posição, mas sempre procuramos fornecer feedbacks que possam gerar valor e buscamos direcionar a pessoa para que ela consiga se aperfeiçoar e evoluir. 

Quando a vaga é fechada, todos os candidatos aplicados recebem um e-mail informando do encerramento do processo.

Ah! E como dica sugerimos que você atualize seu cadastro na Gupy, pois seu currículo continua em nossa base, e poderemos contatá-lo(a) no futuro. Será muito bacana receber sua inscrição novamente nas próximas oportunidades! 

Agora que você já sabe tudinho sobre nosso processo, corre na nossa Página de Carreiras e se aplica naquela vaga que tem o seu perfil! Estamos esperando você! Clique aqui para acessar!

Essa publicação foi desenvolvida por Tatiane Coimbra, Tech Recruiter da Zappts.